11 de janeiro de 2012

PROGRAMAS DE ESTÁGIO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE RECEBEM NOVOS PARTICIPANTES

Acolhimento foi para os 69 estagiários, que atuarão como Asinhas e Agentes Aprendizes
 
Por Victor Ferreira

A Secretaria de Saúde do Recife recebeu os novos estagiários dos programas Agente Aprendiz na Saúde e Asinha em 2012. O acolhimento foi na manhã e início da tarde desta terça-feira (10), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Estiveram presentes 69 estudantes.
A solenidade foi iniciada com os esclarecimentos a respeito do contrato de trabalho. As dúvidas foram respondidas pela equipe da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (DGGTES). Também foram discutidos os direitos e deveres dos estagiários, de acordo com a Lei do Estágio. Em seguida, os jovens conheceram um pouco mais sobre as atividades que desenvolverão durante a vigência do contrato.
Os estagiários se mostraram bastante empolgados com a novidade nas suas rotinas. “Quero adquirir muitos conhecimentos, principalmente na área de saúde, pois quero prestar vestibular para Medicina”, disse Isabela Nascimento, 17 anos, que vai realizar as tarefas de um Agente Aprendiz. “Espero aprender o máximo que for possível nesse próximo ano. Gosto de trabalhar, lidar com o público e de falar muito, por isso escolhi ser Asinha, para sair visitando as comunidades”, afirmou Tarcísio Moreira, 18.
A Secretaria de Saúde do Recife recebeu os novos estagiários Foto: Irandi Souza

O Programa Agente Aprendiz na Saúde proporciona experiência em atividades administrativas. Já o Programa Asinha está relacionado às ações de educação em saúde ambiental, promovendo o envolvimento do estudante com a produção de sua própria saúde e da comunidade, integrando o conhecimento teórico com a prática. As duas iniciativas fazem parte de uma proposta de preparação dos jovens para o mercado de trabalho, com o intuito de potencializar o protagonismo juvenil.
Irandi Souza
“Esse primeiro contato é fundamental para que os estagiários possam realizar um bom trabalho. Precisamos recebê-los e dar as boas vindas, além de trazer a concepção do estágio e mostrar o que está sendo proposto para eles vivenciarem durante o ano”, apontou a gerente de Formação Profissional da DGGTES, Valéria Souza.
A assistente social Sandra Araújo se integrou ao projeto no ano passado e falou da satisfação que é receber o reconhecimento do sucesso do projeto por parte dos pais e responsáveis pelos alunos. “São jovens que estudam em escolas públicas e, muitas vezes, de baixa renda. Então é muito importante que eles iniciem uma carreira de trabalho. É bastante gratificante vermos a alegria de um pai quando sabe que o filho está estudando e trabalhando em vez de ficar na rua”, ressaltou.
Assessor executivo da Diretoria, Gilliate Coelho destacou a relevância da empreitada a ser enfrentada pelos recém-chegados. “A iniciativa é muito importante, pois representa a nova geração na área de saúde. É fundamental que eles desempenhem um bom trabalho”, ressaltou. Como exemplo, ele apontou o reforço da atuação dos Asinhas no combate à dengue. O gestor destacou ainda a necessidade de conciliação entre as demandas do estágio e os estudos. A carga horária deles é de 20 horas semanais.
Em 2012, a DGGTES preparou uma novidade para os estudantes: trata-se de um acompanhamento com relatórios trimestrais. Tanto supervisores quanto alunos farão avaliações periódicas para os trabalhos desenvolvidos. As notas atribuídas serão analisadas pela gerência do programa. Os desempenhos que ficarem abaixo do esperado serão discutidos entre os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário