4 de outubro de 2017

Dia Nacional dos Agentes de Saúde



Recife comemora o Dia Nacional dos agentes de saúde


Profissionais serão homenageados pelo importante serviço que prestam à Saúde Pública

Em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), a Prefeitura do Recife promove até sexta-feira (6) atividades em homenagem aos profissionais. Todos os Distritos Sanitários vão realizar ações para lembrar a importância dos agentes para a saúde pública. Hoje, no Recife, atuam dois mil ACSs e mais de 900  Asaces.
As atividades incluem aulões com os professores de vários polos da Academia da Cidade, aulas de Tai Chi Chuan e ginástica laboral com profissionais do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, entrega de certificados aos agentes mais antigos em atividade e entre outras ações. Na quarta-feira, haverá uma palestra sobre a importância do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para os profissionais. Os agentes desenvolvem um importante vínculo com as comunidades, tendo um papel fundamental junto às equipes de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde.
Legislação - A profissão de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Controle de Endemias (Asace) é regida pela Lei Federal Nº 11.350, de 05.10.2006, com exercício exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para a execução de atividades de vigilância, prevenção de doenças e promoção à saúde, realizando ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.
Asaces - A Prefeitura da Cidade do Recife foi pioneira na implantação de um Programa de Saúde Ambiental (PSA) em 2002, integrando as ações de vigilância, e desenvolvendo, desde então, ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças e agravos, bem como a colaboração na proteção do meio ambiente por meio dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace).
Essas ações envolvem também a articulação com os diversos setores da Prefeitura, para contribuir com a preservação ambiental na cidade e diminuição dos fatores de riscos à saúde. Um dos destaques é o controle de vetores, transmissores de doenças - arbovirores, filariose e leishmanioses -, controle de roedores e de escorpiões.
Recife possui 946 agentes distribuídos nos oito Distritos Sanitários, os quais desenvolvem ações em parcerias com outras instituições da esfera municipal, como a Emlurb; Secretaria de Saneamento; Secretaria de Educação, entre outras. Essas ações fazem parte das políticas públicas voltadas para a construção de uma cidade saudável, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.
ACSs – Uma das principais funções do agente comunitário de saúde é cadastrar todas as pessoas de sua área, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica, e, com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários. Também é papel deste profissional registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético, além de outras atividades de promoção à saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário