13 de dezembro de 2011

PROGRAMAS DE ESTÁGIO DE 2011

SAÚDE PROMOVE ENCONTRO PARA MARCAR ENCERRAMENTO DE PROGRAMAS DE ESTÁGIO DE 2011
00:00 Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

Inaldo Lins
Cerimônia aconteceu no auditório da Emprel, em San Martin
Cerimônia aconteceu no auditório da Emprel, em San Martin
Por Victor Ferreira
A Secretaria de Saúde do Recife realizou o encerramento dos seus programas de estágio para estudantes da rede pública em 2011 nesta segunda-feira (12). A cerimônia no auditório da Emprel, no bairro de San Martin, Zona Sudoeste da cidade, contou com a presença do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa; da diretora geral de Gestão e Trabalho em Educação em Saúde (DGTES), Cínthia Kalyne Alves, e, representando o Programa de Saúde Ambiental, Nívia Lima, gerente de Riscos Ambientais Não-Biológicos.

O evento marcou o encerramento tanto do programa Asinhas, no qual jovens aprendizes em saúde atuam em conjunto com os agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces), realizando atividades de educação ambiental, levando conhecimento sobre os riscos na área e mostrando o reflexo deles na saúde da população. “É uma iniciativa diferente, que não existe em nenhum outro município. Os Asinhas promovem mudanças não só nas pessoas, mas também no seu próprio comportamento”, disse Nívia Lima.

Outro programa de estágio que teve encerramento nesta segunda-feira foi o Agente Aprendiz. Nele, os participantes atuam internamente, em atividades técnicas, como atendimento ao público e digitação de documentos, entre outras.

Ao todo, 46 Asinhas e 24 Agentes Aprendizes se formaram este ano. Os mais destacados tiveram a opção de renovar o estágio por mais um ano, tendo a oportunidade de trabalhar com os novos integrantes do grupo, que participarão do programa em 2012. “A cerimônia também foi organizada para que os veteranos pudessem recepcionar os novatos, trocando experiências e repassando conhecimento”, apontou Valéria Souza, gerente de Operações em Formação Profissional da DGTES.

Durante o evento, os estudantes de cada Distrito Sanitário apresentaram os trabalhos realizados ao longo de 2011 ano e fizeram apresentações lúdicas. Algumas envolviam música. Outras, esquetes teatrais, e teve espaço também para manipulação de bonecos.

Os formandos demonstraram gostar bastante da experiência adquirida com a participação nos programas. ”O estágio mudou muito a minha consciência em relação ao meio ambiente e à comunidade”, declarou Gabriela Paulina da Paz, Asinha do Distrito Sanitário VI. Já Wanderson Barbosa, que compôs uma música para apresentar no evento, destacou a importância de trabalhar como Agente Aprendiz. “Foi uma experiência que vou usar como lição de vida para o futuro quando entrar no mercado de trabalho”, disse o adolescente, que atuou em funções administrativas na Policlínica Albert Sabin, no Distrito Sanitário III
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário