Educação na Saúde

Inscrições ABERTAS para III Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil


A atenção psicossocial para crianças e adolescentes é uma ação política e clínica inovadora. Pressupõe a superação de práticas tradicionais de atendimento e exige a constituição de novos paradigmas com potencial e sensibilidade para orientar a ação no caminho e construção de novas maneiras de cuidar, que tomem o cuidado integral e a ação intersetorial como princípios chave da mudança em seu fazer cotidiano.

Neste sentido, o Fórum Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil, por intermédio da Secretária de Saúde do Recife, convida a todos para participar da III Jornada Intersetorial de Saúde Mental Infantojuvenil: Construindo o Cuidado Integrado no Território como Enfrentamento da Institucionalização da Infância e Adolescência, que será um espaço de diálogo coletivo e propositivo. Veja a Programação e faça sua inscrição abaixo. 








Divulgado Edital de Chamamento de Inscrições para o Curso de Especialização em Preceptoria na Atenção Primária à Saúde


A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTES), lança o Edital de Chamamento de Inscrições nº 01/2019, referente ao Processo Seletivo ao preenchimento de vagas do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Preceptoria na Atenção Primária à Saúde, a ser promovido pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

A oferta deste Curso de Especialização aos profissionais da Rede SUS Recife é uma iniciativa da FPS em seu compromisso e (co)responsabilidade na formação de profissionais comprometidos com a assistência à saúde e com a sociedade, com capacidade de desempenhar suas atividades em comum acordo com os princípios e diretrizes do SUS. 

A carga horária total do Curso é de 375 horas, em regime modular, a qual será cumprida por meio de encontros presenciais quinzenais, nas sextas-feiras (noites) e sábados (manhã e tarde), com previsão de duração de 13 meses, a iniciar no mês de fevereiro de 2019.

Como resultado da parceria entre a FPS e a SESAU Recife, por intermédio da Integração Ensino-Serviço, são ofertadas 17 vagas destinadas a profissionais de saúde atuantes na rede de atenção à saúde do Recife.

O processo seletivo para o preenchimento das vagas disponibilizadas será regido pelo referido Edital de Chamamento de Inscrições 01/2019, o qual pode ser acessado na íntegra por meio do link abaixo.


Podem participar do processo seletivo, profissionais de saúde de nível superior, vinculados aos serviços e equipes da Atenção Básica à Saúde do município, que tenham interesse e disponibilidade em realizar integralmente o curso de formação.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 22 a 27 de janeiro de 2018, por meio do formulário de inscrição disponível AQUI. A confirmação da inscrição será realizada por meio da entrega da documentação exigida, presencialmente, na SEDE da DEGTES/SESAU Recife, localizada na Rua Alfredo de Medeiros, 71, Espinheiro, até o dia 28 de janeiro de 2019.

DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR (MODELOS)






I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde e Mostra Saúde É Meu Lugar: RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE RELATOS/ TRABALHOS E PROGRAMAÇÃO DIVULGADA!



Foi divulgada nesta sexta-feira, 14 de dezembro de 2018, a PROGRAMAÇÃO da I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde, da Secretaria de Saúde do Recife, e Mostra Saúde É Meu Lugar.
Junto à programação foi revelado também o resultado da avaliação dos trabalhos/relatos de experiência. Foram recebidos, aproximadamente, 200 inscrições de relatos, dentre os quais 162 foram selecionados para serem apresentadas nestes eventos.
A programação das Mostras contará com atividades Pré-Mostra, no dia 18 de dezembro, contemplando a apresentação das Propostas de Pesquisa/Intervenção em Saúde de Profissionais Residentes da Secretaria de Saúde do Recife (SESAU Recife). Serão 70 propostas que subsidiarão a construção dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) destes/as profissionais para o ano de 2019, consistindo um importante passo para o fortalecimento da produção e compartilhamento de conhecimentos desenvolvidos e aplicados na Rede SUS Recife.
Nos dias 19 e 20 dezembro, quarta e quinta-feira, acontecerão as Mostras, contando com mesas redondas temáticas, sessões de apresentação de trabalhos orais, apresentações artísticas/culturais e exposição de banners/painéis.
Em sua realização, espera-se que as Mostras mobilizem mais de 300 participantes, envolvendo profissionais e gestores em saúde, profissionais-residentes, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e demais atuantes na Rede SUS Recife.
As atividades acontecerão na UNIT – Universidade Tiradentes (Unidade Direito), localizada no endereço: Rua Barão de São Borja, 427 - Boa Vista, Recife - PE, 50070-315.
As inscrições para OUVINTES estão abertas desde o dia 12 de dezembro e podem ser feitas até o dia 17 de dezembro, por meio do link abaixo.
  
Faça AQUI sua inscrição como OUVINTE


Confira AQUI a PROGRAMAÇÃO DAS MOSTRAS e o RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS/RELATOS

I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde e Mostra Saúde É Meu Lugar: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OUVINTES

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTES), em parceria com a Escola de Governo Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), estará realizando nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2018 a I MOSTRA INTEGRADA DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE e a MOSTRA SAÚDE É MEU LUGAR.
I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde, da Secretaria de Saúde do Recife, tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências práticas no âmbito da atenção à saúde, por meio da oferta de espaços de discussão sobre a educação, a formação e a pesquisa em saúde no âmbito da Rede SUS Recife, em sua interface com a assistência, a gestão e a produção acadêmica, com vistas ao fortalecimento da Educação Permanente em Saúde em âmbito municipal, contribuindo para a sua efetivação como aposta política à consolidação do SUS.
Mostra Saúde É Meu Lugar é um projeto que visa reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios, em todo o território nacional. É financiado pelo Ministério da Saúde e vinculado à Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), executado em parceria com as Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública em todo território nacional. Em Pernambuco, a Mostra será realizada pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em conjunto com a Secretaria de Saúde do Recife, junto à I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde.
A realização das Mostras visa dar visibilidade e promover a troca de experiências entre trabalhadores/as, gestores, estudantes e pesquisadores que atuam na Rede de Saúde do Recife de forma sistematizada, fomentando a reflexão crítica sobre os processos de trabalho e práticas de cuidados à saúde.
Estão abertas as inscrições de Relatos de Experiência para compor a programação deste evento. As inscrições serão feitas por meio do link abaixo, no período de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2018.
Podem participar trabalhadores da assistência à saúde e da gestão, profissionais residentes, estudantes de cursos de graduação em saúde, docentes e pesquisadores do campo da saúde coletiva, atuantes na Rede Escola SUS Recife.
A divulgação dos resultados dos trabalhos selecionados será realizada pelo e-mail do autor principal do relato, a partir do dia 05 de dezembro. Em 14 de dezembro será divulgada AQUI a relação final de trabalhos aprovados.


Confira o Edital de Chamamento Retificado para a inscrição de Relatos de Experiência  aqui


Faça o download do Roteiro para o Relato de Experiência aqui

Faça o download do Roteiro para o Relato de Pesquisa aqui

Faça a Inscrição do seu Relato de Experiência aqui

Confira as instruções complementares para a apresentação de trabalhos aqui

Faça o download do Modelo de Banner de Relato de Experiência aqui

Faça o download do Modelo de Banner de Relato de Pesquisa aqui

Inscrições abertas para ouvinte


A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgou na quarta-feira, 14 de novembro de 2018, o Edital de Seleção para a primeira turma do:

Programa de Mestrado Profissional em Saúde Única (PMPSU)


Este Programa, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo geral preparar os profissionais de saúde, agricultura e ambiente para atuação nos serviços de saúde de forma inovadora ao atendimento às exigências do mercado profissional e da sociedade.

O Curso é presencial e surgiu a partir de uma demanda exigida pelos profissionais de saúde, visto as distintas possibilidades de atuação no mercado profissional, como também pela própria sociedade, de um profissional tecnicamente qualificado para o atendimento de suas necessidades, enquanto consumidores de alimentos e usuários dos diferentes serviços de saúde, relacionados à vigilância e atenção primária em saúde.

Podem participar do processo seletivo, candidatos que possuam diploma de graduação na área de saúde ou ciências agrárias, emitidos por instituições brasileiras de ensino, reconhecidas pelo MEC.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 15 de novembro a 30 de novembro de 2018, por meio da página: www.editais.prppg.ufrpe.br

São ofertadas um total de 15 vagas para o Programa, sendo 05 delas destinadas a profissionais de saúde vinculados à Secretaria de Saúde do Recife (SESAU), tendo em vista apoio/parceria interinstitucional. Os profissionais da SESAU Recife interessados em participar do processo seletivo, devem formalizar as solicitações da Carta de Indicação Institucional junto às suas Chefias Mediatas, por meio do Fluxo constante no documento abaixo:


Mais informações sobre o processo seletivo e procedimentos de inscrição podem ser obtidas nos documentos abaixo:


A Secretaria de Saúde do Recife, por meio da Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTES), em parceria com a Escola de Governo Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), estará realizando nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2018 a I MOSTRA INTEGRADA DE EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE e a MOSTRA SAÚDE É MEU LUGAR.
I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde, da Secretaria de Saúde do Recife, tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e o compartilhamento de experiências práticas no âmbito da atenção à saúde, por meio da oferta de espaços de discussão sobre a educação, a formação e a pesquisa em saúde no âmbito da Rede SUS Recife, em sua interface com a assistência, a gestão e a produção acadêmica, com vistas ao fortalecimento da Educação Permanente em Saúde em âmbito municipal, contribuindo para a sua efetivação como aposta política à consolidação do SUS.
Mostra Saúde É Meu Lugar é um projeto que visa reunir e divulgar histórias sobre experiências de trabalho em saúde nos territórios, em todo o território nacional. É financiado pelo Ministério da Saúde e vinculado à Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), executado em parceria com as Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública em todo território nacional. Em Pernambuco, a Mostra será realizada pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em conjunto com a Secretaria de Saúde do Recife, junto à I Mostra Integrada de Experiências em Educação, Formação e Pesquisa em Saúde.
A realização das Mostras visa dar visibilidade e promover a troca de experiências entre trabalhadores/as, gestores, estudantes e pesquisadores que atuam na Rede de Saúde do Recife de forma sistematizada, fomentando a reflexão crítica sobre os processos de trabalho e práticas de cuidados à saúde.
Estão abertas as inscrições de Relatos de Experiência para compor a programação deste evento. As inscrições serão feitas por meio do link abaixo, no período de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2018.
Podem participar trabalhadores da assistência à saúde e da gestão, profissionais residentes, estudantes de cursos de graduação em saúde, docentes e pesquisadores do campo da saúde coletiva, atuantes na Rede Escola SUS Recife.
A divulgação dos resultados dos trabalhos selecionados será realizada pelo e-mail do autor principal do relato, a partir do dia 05 de dezembro. Em 14 de dezembro será divulgada AQUI a relação final de trabalhos aprovados.


Confira o Edital de Chamamento para a inscrição de Relatos de Experiência aqui


Faça o download do Roteiro para o Relato de Experiência aqui


Faça a Inscrição do seu Relato de Experiência aqui






Para inscrições use o endereço acima ou clique  aqui

Projeto Aedes na Mira, em parceria com o Conasems e ProEpi estão ofertando capacitação a distância em Entomologia Aplicada à Saúde Pública e Vigilância em Saúde com enfoque em ações de controle do Aedes aegypti. 




A Secretaria de Saúde do Recife (SESAU/PCR) através da Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTES) e Diretoria Executiva de Atenção à Saúde (DEAS) em  parceria com as Escolas Técnicas dos Cursos de Flebotomia, promove:

Oficina de atualização em coleta de amostras biológicas para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Rede Municipal de Saúde do Recife

Com o objetivo de atualizar os procedimentos de coleta de amostras biológicas, a formação contará com aulas teóricas expositivas e aulas práticas perfazendo carga horária total de 8h.

As aulas serão realizadas no Laboratório Municipal de Recife no horário das 13:30h às 17h  de acordo com o cronograma previsto a seguir:


DATA DA CAPACITAÇÃO
DISTRITOS
13/08 ou 14/08
IV
15/08 ou 16/08
V
20/08 ou 21/08
VI
22/08 ou 23/08
VII
27/08 ou28/08
VIII
29/08 ou30/08
I
03/09 ou 04/09
II
05/09 ou 06/09
III
Observação: cada turma terá um cronograma para as aulas práticas, que será informado no dia da aula teórica.
          As turmas estão sendo formadas a partir da organização dos Serviços, visando não prejudicar o atendimento ao usuário.

Maiores informações: 3355-1707 ou des.segtes@recife.pe.gov.br 
A Secretaria de Saúde do Recife por meio da DEAS/GGAIS/Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas em parceria com a DEGTES/Gerência de Unidade de Formação e Educação na Saúde promove o:

IV Encontro da Educação Permanente em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas 2018
"Atenção à Crise na Infância e Adolescência: manejo e desafios da clínica no cuidado em Rede"

Esse encontro tem como público alvo os gestores e trabalhadores da RAPS, bem como profissionais das Redes Intersetoriais (assistência social, educação e justiça) e programas de residência em psiquiatria, multiprofissional em saúde e medicina da família e comunidade

 A formação ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio 05 (terça e quarta-feira) no Auditório da IPESU, em duas opções de horário:

Opção A: 29/05/2018 de 08:00h às 12:00h

Opção B: 30/05/2018 de 13:00h às 17:00h

Para inscrições acesse o link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=39332



A Secretaria de Saúde do Recife por meio da DEAS/GGAIS/Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas em parceria com  a DEGTES/Gerência de Unidade de Formação e Educação na Saúde promove o:

III Encontro da Educação Permanente em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas 2018 
"Atenção à Crise às pessoas sob o efeito de álcool e/ou outras drogas". 

Esse encontro tem como público alvo os profissionais da RAPS Recife que atuam nos CAPS, Unidade de Acolhimento, Residências Terapêuticas, Consultório de Rua e Consultório na Rua, Leitos Integrais, ESF, NASF e Residências em Saúde da Prefeitura do Recife e UPE.

 A formação ocorrerá no 25/04 (quarta-feira) no Auditório do Banco Central do Brasil na Rua da Aurora, no dia  em duas opções de horário:

  • Opção A: 08:00h às 12:00h
  • Opção B: 13:00h às 17:00h 



Período de inscrição:
19 março a 08 de abril de 2018

Homologação de inscrição:
07 de maio de 2018

Início do curso:
21 de maio de 2018

Para mais informações, acesse:
Facebook clicando aqui


Profissionais podem se capacitar sobre saúde da população negra, hanseníase, influenza, TB-HIV, dengue e saúde do idoso.
Cursos1O Sistema UNA-SUS está com matrículas abertas para sete cursos online e autoinstrucionais. Interessados podem se inscrever até 29 de junho, tendo até 29 de julho para finalizar todas as atividades e então receber o certificado de conclusão.
Para Matrícula e maiores informações acesse os links abaixo






Estão abertas as inscrições para o Curso de Vigilância em Saúde Ambiental, realizado pelo Laboratório de Ensino a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ), com o fomento da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM/DSAST/SVS/MS).
As inscrições podem ser realizadas através do link: http://www.labead.iesc.ufrj.br/eadportal/ , no prazo até 31/01/17.
O curso tem será realizado na modalidade semipresencial, com carga horária total de 430 (quatrocentos e trinta) horas - sendo 360 (trezentos e sessenta) horas em disciplinas e 70 (setenta) horas para elaboração do TCC. O objetivo da formação é qualificar profissionais comprometidos com a política do Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação em Vigilância em Saúde Ambiental e áreas afins

Maiores Informações: www.labead.iesc.ufrj.br

Assinatura Temer - JPEG








A Escola de Governo da Cidade do Recife divulgou a sua programação para o mês de Junho de 2016.
Os cursos são gratuitos e oferecem certificados para comprovação da participação do profissional.
São cursos que têm como objetivo capacitar e aperfeiçoar os profissionais que atuam na Prefeitura.
As inscrições poderão ser realizadas por email ou pessoalmente, na sede da Escola, no térreo do Edifício-sede da PCR.

Maiores informações: 3355.8942 / 9440 /9431 ou escoladegoverno@recife.pe.gov.br.

Para ter acesso à programação completa clique aqui.






Na perspectiva de avanço e consolidação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), o Departamento de Atenção Básica/Coordenação Geral de Áreas Técnicas - Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde desenvolverá, com a responsabilidade técnica do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, a Formação em Auriculoterapia para os profissionais de saúde, de nível superior, que atuam na Atenção Básica.
A Formação será ofertada na modalidade de ensino semi-presencial, compreendendo uma etapa de educação a distância – EaD de 75 horas e uma etapa presencial de 5 horas, a ser desenvolvida nos municípios Pólo formador.
O município do Recife será um desses Pólos.
Para inscrições e Maiores Informações: http://auriculo.fett.digital/index.php







O Curso Ações para Controle da Tuberculose na Atenção Básica é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) para atualização dos profissionais da Atenção Básica no manejo dos casos de tuberculose, nas atividades de detecção, no controle e na busca de contatos em suas áreas de abrangência.

Composto por três unidades, com avaliações formativas em cada uma delas, o curso contextualiza, em sua primeira unidade, a situação epidemiológica da tuberculose, considerando aspectos relativos à etiopatogenia da doença e ações para o controle da infecção. A segunda unidade aborda o diagnóstico da doença, desde os aspectos clínicos até ações programáticas recomendadas para a Atenção Básica. Por fim, a terceira unidade atualiza os profissionais quanto aos protocolos nacionais para o tratamento da doença.

 Público-alvo: A oferta é voltada preferencialmente a profissionais de saúde, de nível superior, que atuam na Atenção Básica, mas também é aberta aos demais interessados no tema. 


 Carga horária: 30 horas
O certificado será emitido no formato de declaração de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo Ministério da Saúde.


 Inscrições e Maiores Informações: http://unasus.gov.br/CursoTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário