31 de janeiro de 2019

Divulgado o Protocolo Municipal de Acompanhamento da Pessoa com Diabetes e/ou Hipertensão na Atenção Básica


Já está disponível para acesso o Protocolo Municipal de Acompanhamento da Pessoa com Diabetes e/ou Hipertensão na Atenção Básica, publicado pela Secretaria de Saúde do Recife.
Construído sob a premissa de que a Atenção Básica (AB) deve ser a referência para o cuidado dos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM), este Protocolo resulta de um processo coletivo de elaboração, com a participação de gestores/as e trabalhadores/as da AB, participantes do Curso de Atualização em Protocolos da Atenção Básica no SUS promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
Assim, sua produção contou com a colaboração de médicos/as de família e comunidade, médico cardiologista, enfermeiras da Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, da rede municipal, que participaram da singularização do protocolo e do alinhamento com as características e necessidades do município.
O objetivo do Protocolo é auxiliar os profissionais da rede municipal na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das complicações relacionados à HAS e DM em maiores de 18 anos, evidenciando o aspecto multidisciplinar.
Cabe salientar que em 21 dezembro de 2018 ocorreu a cerimônia de lançamento oficial do Protocolo, a qual contou com a participação de mais de 300 profissionais da Rede de Saúde do Recife.

Acesse o Protocolo na íntegra AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário