1 de fevereiro de 2012

O Programa Saúde na Escola- PSE

Por Lívia Milena Méllo
Coordenação do PSE

Prezados(as) trabalhadores e usuários(as), este é mais um espaço de diálogo, onde estaremos disponibilizando novidades do Programa Saúde na Escola ao longo do ano.
O Programa Saúde na Escola - PSE tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


Para isso deve buscar a integração e articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo as Equipes de Saúde da Família e da Educação Básica. Em Recife estão cadastradas no programao 63 ESF com as respectivas Escolas Municipais de referêcia.

A gestão do PSE se dá de forma compartilhada, saúde e educação, através de um Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI. Neste ano de 2012 a idéia do GTI é constituir Colegiados de Educação Intersetorial- CEIs nas escolas, através do mapeamento dos projetos que já existem nas escolas ( Mais Educação, Com Vidas, Projeto Hortas Escolares, PSE) contando também com a participação de estudantes que estejam envolvidos no conselho escolar ou no OP criança.

O PSE tem como diretriz operativa três componentes: I- Avaliação clinica e Psicossocial; II- Ações de Promoção à saúde e Prevenção de agravos; III- Formação de jovens multiplicadores e de profissionais de saúde e educação.

Dentro do componente I, Recife pretende desenvolver uma avaliação global dos estudantes através dos profissionais de saúde da família e NASFs. Está sendo elaborada uma ficha de avaliação global do estudante que deve ser implantada em Fevereiro/2012. Estão previstas: Avaliação nutricional; Avaliação bucal; Avaliação do calendário vacinal; Avaliação de agravos negligenciados; Avaliação psicossocial, Avaliação oftalmológica.

Dentro do componente II, a proposta é que os Colegiados de Educação Intersetorial- CEIs nas escolas trabalhem bimensalmente temáticas de saúde, através de projetos, entendendo a saúde no seu conceito amplo e não apenas como ausência de doença. As temáticas devem dialogar este ano com o grande tema da Secretaria de Educação em 2012: "Luiz Gonzaga- do Mangue ao Sertão: homenagem aos 100 anos do rei do baião" pensando, portanto, sobre saúde, meio ambiente e sustentabilidade.

Já para o componente III estão previstos cursos presenciais e à distância abordando questões de saúde e educação integral para profissionais e jovens protagonistas.

O Ministério da Saúde repassou 70% do recurso do PSE 2012 através da Portaria interministerial nº 3.014, de 20 Dezembro de 2011. O recurso deve ser destinado para 63 ESF e respectivas Escolas tendo estas que cumprirem a meta mínima de avaliação global de 500 escolares e desenvolverem ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para 1000 escolares. Os 30% restantes serão repassados em Dezembro de 2012 caso o município atinja a meta mínima pactuada.

Estas são as linhas gerais do programa para 2012.

Esperamos contar com a participação de todos(as) nesta construção.

Para dúvidas e sugestões segue os contatos:

Fone: 3355.2810
E-mail: pserecife@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário