19 de março de 2012

Autoavaliação das Equipes de Atenção Básica do SUS-Recife

A Secretaria de Saúde do Recife em consonância com o Ministério da Saúde (MS) tem empreendido ações que objetivam consolidar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Como uma das estratégias atuais destaca-se o incentivo à institucionalização da cultura de monitoramento e avaliação da Atenção Básica, proposta pelo MS a partir do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).


Realizar uma autoavaliação significa analisar e proceder a um julgamento sobre o próprio processo de trabalho, no caso as equipes de Atenção Básica (Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde), entendendo que “os processos orientados para melhoria da qualidade devem iniciar-se pela identificação e reconhecimento das dimensões positivas e também problemáticas do seu trabalho”. Configurando-se como um momento em que os indivíduos produzem sentidos e significados com potencial de mobilização de iniciativas para o aprimoramento dos serviços.

Neste sentido, apresentamos uma ferramenta autoavaliativa para as equipes de Atenção Básica do SUS-Recife, instrumento que foi adaptado do documento Autoavaliação para melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – AMAQ, publicada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2011. Acesse o documento sobre Autoavaliação clicando aqui.

No site você poderá baixar o documento completo e deverá preencher as respostas autoavaliativas no formulário eletrônico através do link abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFhqYmFEdDlfVE9FMnJHMzJFYWlYekE6MQ


O prazo final para preenchimento das informações será divulgado em breve.


A Secretaria de Saúde do Recife e a Gerência de Atenção Básica agradecem desde já a todas as Equipes de Saúde da Família e PACS pelo desenvolvimento da autoavaliação pois, é pensando na garantia da qualidade da atenção e reafirmando o compromisso com a melhoria do Sistema Único de Saúde que empreendemos este esforço conjunto.

4 comentários:

  1. A auto-avaliação das equipes de Recife foram digitadas num formulário compartilhado do Google DOCS para a PCR.
    O responsável da PCR tem a planilha e as equipes têm o impresso/rascunho das reuniões.
    Procuramos verificar a digitação das respostas no site do Ministério, mas não tem nada digitado ainda.
    Quando voces digitarão nossas respostas? E caso não, orientam que digitemos direto no site do Ministério?

    Verônica Cisneiros
    USF - Fernando Figueira
    Pantanal
    33554684

    ResponderExcluir
  2. O padrão 4.21. impresso que a PCR enviou para que respondêssemos a auto-avaliação difere do padrão 4.21 do Manual AMAQ do MS. Esta subdimensão ficou com 43 padrões. Logo, todas as nossas respostas tem que ser revistas na matriz do manual. Sugerimos excluir o padrão errado (4.21) e substituí-la pelo 4.22 do Manual AMAQ afim de contabilizar os pontos da matriz de classificação. Como não sabemos o que a PCR fez com nossa informação, o digitador da PCR precisará fazer a mesma coisa ao digitar para o MS.

    USF - Fernando Figueira
    Equipes 1 e 2
    Ana Cláudia, Milka, Rossana e Verônica
    Pantanal
    33554684

    ResponderExcluir
  3. Detectamos outros erros de numeração das questões do AMAQ, do 4.21 em diante estão todos trocados, o 4.21 é um padrão que não existe e do 4.22 ao 4.61 as numerações estão trocadas, p.ex. o 4.32 da PCR é o 4.26 do MS no Manual. Interessante rever a digitação que a PCR vai enviar para o Ministério.

    Pois as notas que avaliamos por padrão podem ser enviadas totalmente diferentes das do manual.

    Muito melhor que tivéssemos enviado direto para o Ministério, e o rascunho no próprio manual que só chegou posteriormente.

    USF - Fernando Figueira
    Equipes 1 e 2
    Ana Cláudia, Milka, Rossana e Verônica
    Pantanal
    33554684

    ResponderExcluir
  4. A Impressora do posto deu problema na hora da impressão do formulário já preenchido. Como fazemos para obter uma cópia do mesmo formulário já enviado?

    Grato.

    ResponderExcluir